Curso Online

Próxima turma

Entre na lista de espera.

Dot

Programação

e Ciência de Dados

para Arquitetura

A proposta do curso é ensinar programação e ciência de dados através de atividades aplicáveis no cotidiano de trabalho do arquiteto e urbanista.

Fale conosco

Preencha o formulário para receber mais informações!

!

Seja avisado sobre a próxima turma!

 

Como a 4ª Revolução Tecnológica afeta nosso campo de atuação?

Aprenda o que há de mais atualizado na área de programação e ciência de dados aplicados à arquitetura e urbanismo.

Objetivo

A quem se destina

Propomos que a partir de um bom entendimento da lógica de programação, os alunos consigam desenvolver um trabalho composto por pequenas atividades desenvolvidas ao longo do curso.

 

Além da criação de automatizações para o cotidiano de trabalho, a  ideia é partir de análises urbanas para o objeto arquitetônico, quando faremos uso de ferramentas de design computacional.

Arquitetos e profissionais criativos que desejam iniciar seu entendimento sobre programação para aplicá-la no seu cotidiano profissional.

Turma

100% online

Síncrono

76h

Duração

2 meses

Cronograma

1º Módulo

Lógica de Programação

Pedro Gyrão

Introdução à  lógica de programação utilizando Python, linguagem considerada uma das mais acessíveis e utilizadas atualmente. O intuito é, além de apresentar as operações e bibliotecas básicas para as atividades do curso, adentrarmos na ideia de identificação e resolução de problemas por meio de “pensamentos  algorítmicos”.

3º Módulo

Geolocalização

Felipe Sodré

A partir dos dados manipulados, utilizaremos bibliotecas gráficas de visualização para representar as análises. O objetivo é espacializar os dados  manipulados na disciplina anterior na escala da cidade e do bairro, gerando não só mapas mas gráficos que traduzem indicativos de maneira acessível para todos.

2º Módulo

Manipulação e Visualização de Dados

Pedro Gyrão

A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina que aborda a Lógica de Programação, evolui-se para o entendimento de bibliotecas comumente utilizadas nas equipes de Data Science, tais como: Numpy, Pandas, Matplotlib. Carregar, ordenar e agrupar dados Trabalharemos com bases de dados ligadas ao nosso tema para  manipular conforme objetivos das atividades e visualizar na busca de insights.

4º Módulo

Grasshopper - Programação Visual

Marina Pires

Com a intenção de adentrar nas ferramentas mais novas disponíveis, trabalharemos com programação visual, um modo mais simplificado e acessível de programar utilizando recursos visuais chamados “nós”. Pela difusão de diferentes softwares e sistemas generativos capazes de produzir formas complexas a partir de conjuntos de regras e programação visual, conheceremos o Grasshopper, ferramenta de design computacional  com diversas aplicações no campo da arquitetura, design e do urbanismo.

Programa de Atividades

dot diagrama-07.png

Professores

O que os alunos do Instituto têm a dizer!

Ainda tem dúvidas?