Curso Online

27 e 03 de Setembro

Clash

Compatibilização de projetos de arquitetura e engenharia

Duração

14h

Manhã

9h às

12h30min

Tarde

14h às

17h30min

Curso criado para instrumentalizar aqueles que que lidam com a compatibilização das disciplinas de arquitetura e engenharia.

Fale conosco

Preencha o formulário para receber atendimento personalizado!

%

Compre agora mesmo!

Trazemos uma visão abrangente de boas práticas e procedimentos de compatibilização de projetos desenvolvida pelo grupo OSPA em 15 anos de experiência.

Um modus operandi que pode ocorrer a partir de qualquer tipo de documentação, embora o uso do BIM seja indicado por sua capacidade de espacialização.

Compatibilização como um processo

A quem se destina

Apesar dos esforços contínuos de integração entre projeto e obra dos últimos anos, observa-se que parte dos conhecimentos trazidos pelos arquitetos e engenheiros acabam subutilizados no canteiro de obras.

 

Assim, o desafio de comunicar o esforço realizado pelo time de compatibilização de projetos aumenta exponencialmente, para garantir a disponibilização e legibilidade da informação.

Arquitetos, engenheiros, coordenadores, compatibilizadores e equipes de projeto de arquitetura, engenharia e urbanismo.

 

Equipe multidisciplinar e gestão da informação

Um dos desafios do terceiro milênio é a arte de se comunicar. Isso ocorre em qualquer abordagem profissional e ganha destaque conforme aumenta a complexidade da ação.

 

No caso de projetos que envolvem muitos agentes multidisciplinares e vasta documentação, saber como gerir as informações é premissa fundamental para alcançar a condução satisfatória do trabalho

Group 5521.jpg

Turma

27 e 03 

100% online

Síncrono

de Setembro

Gravações disponíveis por 30 dias!

Duração

14h

Manhã

9h às

12h30min

Tarde

14h às

17h30min

Não é um curso de software, mas uma troca de experiências de boas práticas de compatibilização.

Cronograma

1º Dia

Manhã

Do canteiro de obras ao documento de projeto

Cristiano Carneiro e Luciana Fonseca

A partir da especialização do desenho, o profissional da arquitetura passa a se afastar do dia a dia do canteiro de obras e gerar documentos para a construção, os projetos. A complexidade das construção também aumenta, uma vez que que o período de execução encurta e as disciplinas envolvidas também se amplificam e se especializam. Já não se pode mais separar a arquitetura da compatibilização, em qualquer escala de projeto.

Manhã

Contexto e Escopo de Compatibilização

Carolina Souza Pinto e Cristiano Carneiro

Biografia de experiência em compatibilização de projetos. Definição de escopo de compatibilização a partir da contratação do projeto, tendo como base a experiência da OSPA. Breve apresentação do processo de compatibilização utilizado pela empresa, indicando pontos de referência para a realização da compatibilização em um projeto. Conceito de compatibilização: física, sistêmica e dimensional.

Tarde

Compatibilização e fases do processo de projeto

Carolina Souza Pinto e Cristiano Carneiro

Verificação das etapas do processo de projeto dando zoom em cada um dos momentos de compatibilização, salientado em que momento devem ocorrer e como se desenrolam. Planejamento inicial, controles de arquivos, pormenores de troca (entradas e saídas) e briefings (coleta de requisitos de clientes internos e externos). Mapa mental de prioridades: qual disciplina deve prevalecer em uma situação de conflito? Apresentação de procedimento de verificação de conflitos.

2º Dia

Manhã

Instrumentalização

Carolina Corrêa e Cristiano Carneiro

Preparação do modelo BIM, boas práticas de modelagem e organização da informação. Apresentação das ferramentas usadas para compatibilização, comunicação, pontos de contato, relatórios e softwares disponíveis. Erros e acertos ao longo dos últimos 15 anos de projeto e obra.

Tarde

Cases e Mentoria

Carolina Souza Pinto e Cristiano Carneiro

Apresentação de cases de compatibilização e mentoria coletiva a partir das demandas trazidas pelos estudantes.

Tarde

Perspectivas dos projetos e da compatibilização

Pedro Ruocco e Willian Konishi

Retrospectiva do processo de compatibilização, apresentação de tecnologias para otimização de projetos e a importância da integração para desenvolvimento adequado dos projetos.

Investimento

Se interessou e quer levar esse treinamento

para a sua empresa?

Fale conosco para saber mais sobre as condições especiais para grupos!

R$900,00

ou 12x de R$93,00

Professores

O que os alunos do Instituto têm a dizer!

Ainda tem dúvidas?