top of page
cdscs.jpg

Frentes de ação

SOS

Rio Grande do Sul

Frente ao cenário das grandes enchentes no Rio Grande do Sul, montamos algumas iniciativas para agir na reconstrução das áreas atingidas e no apoio
às famílias afetadas.

Banco de Projetos e Ações

Para auxiliar na recuperação dos municípios atingidos pela enchente, o Banco de Projetos e Ações objetiva conectar as demandas relacionadas à construção civil com os voluntários cadastrados na campanha do Instituto Cidades Responsivas.

// Como vai funcionar?

Entenda o passo a passo do Banco de Projetos e Ações, e participe:



Passo 1

Cadastro das Demandas de Projetos e Ações

Através desse formulário um responsável (Estado, Município, Entidade, Empresa Privada ou Pessoa Física) irá cadastrar a sua demanda, que pode ser qualquer tipo de necessidade relacionada à construção civil, como projetos arquitetônicos e de instalações, projetos de infraestrutura urbana, execução de obras e necessidade de materiais de construção. Vamos ajudar, da reforma do banheiro à reconstrução da ponte.

Passo 2

Geoespacialização das Demandas

Todas estas informações, assim como o contato do responsável pela solicitação, ficarão disponíveis na plataforma app.ospa.place/sos-rs

Passo 3

Adoção de um Projeto ou Ação

O voluntário irá acessar a plataforma, escolher a forma que deseja prestar auxílio - projeto ou ação, e entrar em contato com o responsável pela solicitação da demanda para demais alinhamentos.

Passo 4

Atualização das Demandas

O responsável pela solicitação é também o responsável pela atualização do status da demanda, e deverá informar caso algum item já tenha sido adotado e/ou finalizado.

Esta é uma ação de responsividade - cada agente responde por sua parcela de atuação.

 

O Instituto Cidades Responsivas é responsável por criar, organizar e disponibilizar o sistema para que o modelo de ação ocorra. Não é de nossa responsabilidade a qualidade e os prazos dos serviços prestados, sendo estes atribuídos aos agentes específicos a cada ação.*

Abrigos Temporários

Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas e foram acolhidas em abrigos temporários.

No mapa dos abrigos você pode localizar o abrigo mais próximo, verificar sua ocupação, saber quais as principais demandas de doações e de voluntariado e visualizar os locais que aceitam animais de estimação.

No dashboard, através de alguns filtros, você consegue localizar quais abrigos precisam de algum item específico. As necessidades de cada abrigo estão sendo atualizadas diretamente em sos-rs.com

 

Novos abrigos podem ser cadastrados no formulário ao lado.

Voluntariado de Reconstrução

O cadastro de voluntários para agir na construção de abrigos, infraestruturas temporárias e reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes no RS está segmentado em:

(1) Projeto

(2) Execução

(3) Fornecedores

 

Se você pode contribuir com projetos, mão de obra ou fornecimento de insumos para a construção, faça seu cadastro.

Apoio

Acompanhe os dados da enchente

Mapas informativos, elaborados com base em diversos cadastros de dados, para compreender e auxiliar nas dinâmicas de ação em meio a crise da cheia.

 

Os mapas geoespacializados estão em constante atualização.

Screenshot_1.jpg

Direcionamento dos recursos arrecadados

Agradecemos à todas as pessoas e instituições que contribuíram com a campanha arrecadação de recursos.

Parte dos recursos foi direcionada para apoiar a instalação de uma cozinha comunitária no bairro Bom Fim, que está atuando no fornecimento de alimentação para os abrigos temporários e, futuramente, terá aulas de panificação para pessoas de baixa renda atingidas pela enchente.

Outra parte dos recursos foi utilizada para aquisição de lavadoras de alta pressão (lava jatos), visando auxiliar a limpeza de residências e estabelecimentos atingidos. Estes equipamentos estão sendo doados para instituições e entidades locais, como associações de moradores. Para solicitar uma doação de lava jato, o responsável pela instituição deve preencher o formulário ao lado.

Arquitetura,
Tecnologia & Economia Urbana

Copyright © 2024 Instituto Cidades Responsivas. Todos os direitos reservados.

bottom of page