SOS
Rio Grande do Sul
Frente ao cenário das grandes enchentes no Rio Grande do Sul, montamos algumas iniciativas para agir na reconstrução das áreas atingidas e no apoio
às famílias afetadas.
​Cadastro de Imóveis Atingidos pelas Enchentes de Maio de 2024
+
Ajudem as cidades no Levantamento Visual dos Imóveis atingidos pelas enchentes do RS
​
A partir de solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Rio Grande do Sul (SEDUR) ao Instituto Cidades Responsivas, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de uma ferramenta digital que servirá para que voluntários técnicos (estudantes e profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo e disciplinas correlatas) registrem, com fotos e relatos preliminares, a situação visual dos imóveis atingidos.
​
Os que efetivarem suas inscrições no endereço https://sos-rs.responsivecities.com/report-rs indicarão a área em que pretendem atuar ou poderão valer-se da localização fornecida por seus dispositivos eletrônicos para, num raio de 150 metros, visualizar onde estão os imóveis dos quais se pretende designar o status. Estes serão fotografados e classificados, de forma preliminar – avaliação visual –, conforme definição da SEDUR.
​
Banco de Projetos e Ações
Para auxiliar na recuperação dos municípios atingidos pela enchente, o Banco de Projetos e Ações objetiva conectar as demandas relacionadas à construção civil com os voluntários cadastrados na campanha do Instituto Cidades Responsivas.
​
// Como vai funcionar?
Entenda o passo a passo do Banco de Projetos e Ações, e participe:
Passo 1
Cadastro das Demandas de Projetos e Ações
​
Através desse formulário um responsável (Estado, Município, Entidade, Empresa Privada ou Pessoa Física) irá cadastrar a sua demanda, que pode ser qualquer tipo de necessidade relacionada à construção civil, como projetos arquitetônicos e de instalações, projetos de infraestrutura urbana, execução de obras e necessidade de materiais de construção. Vamos ajudar, da reforma do banheiro à reconstrução da ponte.
​
Passo 2
Geoespacialização das Demandas
​
Todas estas informações, assim como o contato do responsável pela solicitação, ficarão disponíveis na plataforma app.ospa.place/sos-rs
​
Passo 3
Adoção de um Projeto ou Ação
​
O voluntário irá acessar a plataforma, escolher a forma que deseja prestar auxílio - projeto ou ação, e entrar em contato com o responsável pela solicitação da demanda para demais alinhamentos.
​
Passo 4
Atualização das Demandas
​
O responsável pela solicitação é também o responsável pela atualização do status da demanda, e deverá informar caso algum item já tenha sido adotado e/ou finalizado.
Esta é uma ação de responsividade - cada agente responde por sua parcela de atuação.
O Instituto Cidades Responsivas é responsável por criar, organizar e disponibilizar o sistema para que o modelo de ação ocorra. Não é de nossa responsabilidade a qualidade e os prazos dos serviços prestados, sendo estes atribuídos aos agentes específicos a cada ação.*
Abrigos Temporários
Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas e foram acolhidas em abrigos temporários.
​
No mapa dos abrigos você pode localizar o abrigo mais próximo, verificar sua ocupação, saber quais as principais demandas de doações e de voluntariado e visualizar os locais que aceitam animais de estimação.
​
No dashboard, através de alguns filtros, você consegue localizar quais abrigos precisam de algum item específico. As necessidades de cada abrigo estão sendo atualizadas diretamente em sos-rs.com
Novos abrigos podem ser cadastrados no formulário ao lado.
Voluntariado de Reconstrução
O cadastro de voluntários para agir na construção de abrigos, infraestruturas temporárias e reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes no RS está segmentado em:
​
(1) Projeto
(2) Execução
(3) Fornecedores
Se você pode contribuir com projetos, mão de obra ou fornecimento de insumos para a construção, faça seu cadastro.
Apoio