O Mapa de Iniciativas Urbanas é uma ação conjunta do Instituto Cidades Responsivas e da Place. Seu objetivo é identificar, valorizar e dar visibilidade a projetos que estejam transformando a experiência urbana por meio da inovação, da tecnologia e da participação cidadã.
Este é um mapeamento colaborativo: todos os projetos elegíveis serão incluídos em um mapa digital e divulgados publicamente. Queremos:
-
inspirar outras cidades com o modelo de inovação aberta
-
fortalecer redes de colaboração
-
promover soluções urbanas com impacto real e valor percebido pela população
-
conectar agentes de transformação, sociedade civil, iniciativa privada poder público
Reconhecimento especial
Embora todos os projetos elegíveis recebam visibilidade no mapa, as três iniciativas de maior destaque terão um reconhecimento especial:
-
Apresentação no palco do 3º Encontro Cidades Responsivas, diante de um público formado por especialistas, gestores e profissionais do setor urbano;
-
Certificado do Instituto Cidades Responsivas;
-
Inclusão do case em formato de artigo e um e-book especial com ampla divulgação nacional.
Observação: Os custos de deslocamento e hospedagem para participação no evento não estão incluídos e serão de responsabilidade dos selecionados.
Quem pode participar?Projetos podem ser inscritos por representantes dos setores público, privado ou acadêmico, desde que contribuam para cidades mais responsivas, sustentáveis e centradas nas pessoas.
1. Setor Público
-
Secretarias municipais de Inovação, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Mobilidade, Tecnologia, entre outras.
-
Cada prefeitura pode inscrever quantos projetos desejar, com uma inscrição por projeto.
2. Setor Privado
-
Empresas como construtoras, incorporadoras, escritórios de arquitetura e urbanismo, design e afins.
-
Startups e organizações da sociedade civil que atuem com inovação urbana (mobilidade, habitação, sustentabilidade, governança e áreas afins).
3. Academia
-
Estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Territorial, Engenharia Urbana, Geografia, Design Urbano ou áreas afins.
-
Serão aceitos TCCs, dissertações, teses e projetos acadêmicos voltados a soluções para os desafios urbanos.
4. Grupos, ONGs e organizações independentes
Coletivos, associações, fundações, organizações não-governamentais e iniciativas autônomas que desenvolvam projetos voltados ao desenvolvimento urbano — seja na perspectiva social, ambiental, econômica, cultural ou tecnológica. São bem-vindas propostas que expressem o potencial transformador da atuação em rede e da mobilização comunitária na construção de cidades mais responsivas.
Cronograma
-
Lançamento da chamada pública: 23 de junho de 2025
-
Prazo final para inscrições: até 28 de julho de 2025
-
Divulgação das iniciativas de destaque: até 1º de agosto de 2025
-
Lançamento oficial do mapa: durante o 3º Encontro Cidades Responsivas dias 7 e 8 de agosto
Seleção e avaliação
As inscrições serão avaliadas por um comitê curador composto por especialistas do Instituto Cidades Responsivas e do Place. O objetivo é mapear e dar visibilidade a todas as iniciativas elegíveis, reconhecendo sua relevância e potencial transformador — e não selecionar um único vencedor.
Participe!
Sua iniciativa pode inspirar o próximo passo em direção a cidades mais responsivas. Vamos juntos construir o Mapa de Iniciativas Urbanas.
-