
Visão Holística e
Estratégica
Governança e Interoperabilidade de Dados
Resiliência e
Adaptabilidade
Com foco em urbanismo estratégico e gestão dinâmica das cidades,
o MBA Cidades Responsivas aprofunda o conhecimento dos alunos
para projetar soluções responsivas para os problemas contemporâneos.
para quem
se destina
Arquitetos e Urbanistas
Gestores Públicos
Empreendedores Urbanos
formação flexível,
prática e
transdisciplinar

O processo de formação é acompanhado
por orientadores e mentores, que
garantem consistência acadêmica
e trazem visão prática e de mercado.
Além das disciplinas obrigatórias, eletivas
e lectures nacionais e internacionais,
o programa inclui workshops presenciais
em São Paulo e Porto Alegre, opcionais
e integrados à carga horária.
data
matters,
meaning
too
A metodologia articula arquitetura, tecnologia e economia urbana
em uma base curricular que integra teoria e prática.
O aluno tem liberdade para desenhar sua trilha de formação,
combinando disciplinas obrigatórias e eletivas.
01
contexto
economia e
planejamento urbano
Entender os fundamentos
das cidades responsivas,
o momento em que vivemos, como chegamos aqui e os caminhos de futuro.
Evolução urbana, economia urbana e planejamento.
Identificar o tema-problema.
02
técnica
tecnologia e
inocação
Identificar e aprofundar
o conhecimento das ferramentas de tecnologia
e inovação necessárias para as soluções dos problemas contemporâneos.
Entender as ferramentas de
tecnologia e inovação.
Buscar soluções.
03
ação
negócios,
projetos e gestão
Transformar o conhecimento
adquirido em ações concretas
capazes de transformar realidades por meio de negócios, projetos e gestão.
Realizar, tirar do papel,
ser efetivo.
Aplicar ideias viáveis.
04
workshop
evento presencial
síntese
Finalizar o artefato desenvolvido ao longo do curso por meio da consolidação e da comunicação de um produto mínimo viável (MVP).
Comunicar e
consolidar.
Finalizar o artefato.
corpo
docente
O corpo docente é formado por expoentes nacionais e
internacionais, que unem experiência acadêmica e atuação
prática no mercado.
São mais de 70 professores, arquitetos, urbanistas,
gestores, economistas e empreendedores reconhecidos
por sua contribuição no debate e na prática sobre
o futuro das cidades.

Alain
Bertaud
Autor do livro Order Without Design: How Markets Shape
Cities publicado pela MIT Press. Urbanista, consultor independente e membro sênior do Marron Institute of Urban Management, New York University. Trabalhou como planejador urbano residente em Bangkok (Tailândia), Nova York (EUA), Paris (França), Tlemcen (Argélia) e Chandigarh (Índia), entre outros.

Michael
Batty
Autor de Inventing Future Cities. Autor dos livros Future Cities, Cities Complexity, Urban Informatics, entre outros.
É planejador urbano britânico, geógrafo e cientista de dados espaciais, e Bartlett Professor of Planning no The Bartlett na University College London. Ele foi diretor - agora presidente - do Centro de Análise Espacial Avançada, criado quando foi nomeado para a UCL em 1995.

Arturo
Tedeschi
Autor do livro Algorithms-Aided-Design. Arquiteto, designer
computacional e escritor italiano. Ele é o fundador da prática de arquitetura e consultoria de design homônima que promove um novo tipo de design baseado em algoritmos.

Washington
Fajardo
Arquiteto e urbanista, lidera o Cities LAB no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde
desenvolve soluções inovadoras para desafios urbanos na América Latina e Caribe. Foi chefe de Urbanismo e presidente do Instituto Pereira Passos na Prefeitura do Rio de Janeiro, liderando projetos como Reviver Centro e contribuindo para o legado urbano dos Jogos Olímpicos.

Luciana
Fonseca
Doutora em Planejamento Urbano pela UFRGS e Sócia fundadora do Instituto Cidades Responsivas. Com experiência em arquiteturae urbanismo, atuou como docente em váriasuniversidades e participa do grupo de pesquisa “Cidade-em-Projeto” da UFRGS.

Hugo Mathecowitsch
Fundador da Tools for the Commons e cofundador da a55,
fintech criada em 2017 que atua no financiamento para empresas de tecnologia em crescimento. Formado pela EDHEC Business School, foi Scale-Up Entrepreneur na Endeavor e, em 2021, liderou a captação da Série A de US$ 7
milhões da a55, expandindo sua atuação no Brasil e no México.

Victor
Carvalho Pinto
Advogado, doutor em Direito Econômico e Financeiro pela USP e consultor legislativo do Senado Federal na área de Desenvolvimento Urbano. É autor do livro Direito Urbanístico: Plano
Diretor e Direito de Propriedade e participou da formulação de
marcos como o Estatuto da Cidade, a Lei de Saneamento e a Lei da Regularização Fundiária. Colabora com o Caos Planejado, o Projeto Infra2038 e o PSP-HUB.

Águeda
Muniz
Arquiteta e urbanista, doutora em Urbanização e Políticas Públicas, com especialização em Finanças e Gestão Pública. Atuou por 8 anos na Administração Pública como Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza e
foi CEO em empresa familiar da construção civil. Atualmente é Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento.

Anthony
Ling
Arquiteto, editor do “Caos Planejado” e diretor da Évora S.A.
Fundador de uma das principais plataformas digitais sobre
urbanismo no Brasil, também foi cofundador da startup Bora, de
mobilidade urbana. É formado pela UFRGS e tem MBA pela Stanford. Combinando comunicação, inovação e urbanismo
MBA
cidades responsivas
Turma 6
Início das aulas em março de 2026.
Cadastre-se e receba novidades sobre o lançamento
"Este curso me proporcionou uma visão holística e estratégica para enfrentar os desafios urbanos complexos, com foco em: governança de dados e tomada de decisões baseadas em evidências; resiliência e adaptabilidade urbana; engajamento cidadão e transparência.
Para o trabalho de conclusão, tive a oportunidade de explorar junto do meu grupo a aplicação de conceitos de Place Branding combinados com ciência de dados para impulsionar a vocação turística de cidades com até 5 mil habitantes. Este projeto não apenas consolidou meu aprendizado, mas também abriu novas perspectivas sobre como pequenas comunidades podem se posicionar de forma única no cenário turístico.
Estou entusiasmado para aplicar esse conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de cidades mais responsivas, inteligentes e sustentáveis."
Antonio Felipe Gomes Teixeira
Gerente de Novos Negócios na Agregar Empreendimentos Imobiliários
"Esta jornada foi nada menos que transformadora. O programa se concentrou em soluções modernas de planejamento urbano, estratégias de negócios e tomada de decisão baseada em dados - ferramentas essenciais para moldar o futuro da arquitetura e do desenvolvimento urbano.
Tive o privilégio de aprender com professores e profissionais que são verdadeiras referências em suas áreas de todo o mundo, compartilhando insights valiosos que ficarão comigo para sempre.
Este marco marca o início de um novo capítulo empolgante e mal posso esperar para aplicar tudo o que aprendi para criar soluções significativas e com visão de futuro."
Juliana Machado
Arquiteta Urbanista no wonderstudio
"Fiquei anos postergando uma pós; sempre tinha um porém, um senão. Mas decidi fazer o MBA do Instituto Cidades Responsivas em menos de uma semana. Dei aquela mergulhada fora da zona de conforto, adoro Urbanismo mas nunca tinha estudado formalmente. Juntando tecnologia e inovação para montar a estrutura do curso, esse suposto desconforto foi virando cada vez mais intimidade.
Passei 18 meses sendo muito feliz aprendendo algo novo, mesmo escolhendo um tema duro como gestão e preparo contra desastres para me aprofundar -- tendo a triste coincidência de ver algo assim acontecer na cidade sede do Instituto, mas que também me mostrou a resiliência e a responsividade do povo gaúcho."
Marcelo Tavela
Gerente de Comunicação no Moovit
"Cursar o MBA em Cidades Responsivas foi uma forma de me sentir mais seguro nesse ramo que, apesar de gostar desde criança, não tinha estudado formalmente sobre o tema. O curso me abriu um universo de aprendizado sobre urbanismo estratégico, tendências de mercado, ciência de dados e inovação nas cidades. Além disso, me mostrou como alinhar sustentabilidade, inovação e impacto social positivo no desenvolvimento de projetos imobiliários, indo muito além do tradicional.
Agora, com a apresentação do TCC e a finalização dessa etapa, sinto-me muito mais preparado para enfrentar os desafios de empreender no setor da construção civil. Mais do que isso, sinto-me confiante para ajudar a criar cidades mais sustentáveis e responsivas, com projetos que equilibram resultados financeiros, impactos sociais e ambientais."
Antonio Lucas Gomes Teixeira
Business Development Manager na Agregar Empreendimentos Imobiliários
"Cursar o MBA em cidades responsivas pelo Instituto Cidade Responsivas foi surpreendente e muito potente. Foi potente pela alta profundidade acadêmica do curso, a grande atualidade dos temas urbanos que foi tratado e a grande experiências dos professores, inclusive professores internacionais que são referências globais dentro da área de estudo deles. Tudo isso com uma exigência muito forte de nós.
Eu chamava o MBA de 'meu mestradinho' pela consistência que todo o curso apresentou. A qualidade do TCC que realizamos com o encaminhamento do curso surpreendeu a nós mesmos: o TCC com força acadêmica e força pro mercado que nos mostrou como que essa ponte entre academia e a ciência pode existir no mercado. Fomos formados como profissionais de elite para estar atuando nas questões urbanas aqui no Brasil."
Felipe França
Consulting Partner na Licornne
"O MBA Cidades Responsivas é o curso mais completo que já fiz, tem uma curadoria incrível que nos colocou em contato com grandes mestres e profissionais maravilhosos. A ligação que se deu entre os colegas de turma, mesmo sendo um de cada canto do Brasil com encontros virtuais foi surpreendente e nos permitiu trocar muitas experiências... Hoje, ao receber meu certificado, passaram um filme na minha cabeça, desde o momento inicial, as primeiras aulas, as noites em claro desenvolvendo nosso projeto, as reuniões virtuais, os encontros, as orientações, a apresentação final... nosso resultado! Foi demais! Esse curso me colocou de volta ao meu caminho de estudos, pesquisas e trabalhos sobre os rios urbanos e me deu parceiras maravilhosas para essa jornada."
Michele Gonçalves
Arquiteta Diretora na MGS Projetos e Reformas
Depoimentos
de Alunos
Entenda o curso
Sim. O MBA Cidades Responsivas é uma pós-graduação lato sensu, com reconhecimento do MEC, e que confere o título de especialista. Nesta turma, quinta edição do curso, nossa parceira institucional é a Faculdade Herrero.
Este curso é direcionado a profissionais que desejam aprimorar suas competências na criação de novos produtos e negócios no campo do planejamento urbano. Ideal para aqueles que buscam uma compreensão aprofundada sobre o futuro das cidades, as transformações no comportamento social, os avanços tecnológicos e a revolução digital que impactam esse setor.
Embora a maior parte de nossos participantes sejam arquitetos, também recebemos engenheiros, jornalistas, economistas, advogados e outros profissionais de áreas diversas. Essa diversidade de formações enriquece as discussões e proporciona uma experiência de aprendizado mais ampla e multidisciplinar.
Este curso de pós-graduação possui uma carga horária total de 360 horas, distribuídas ao longo de 12 meses. Com início previsto para março de 2025, as aulas serão online e ao vivo. As disciplinas obrigatórias ocorrerão às segundas e quartas-feiras, enquanto as eletivas poderão ser realizadas às segundas e quartas ou às terças e quintas, sempre das 19h às 22h.
Além disso, as aulas do módulo transverso ocorrerão, em sua maioria, aos sábados. Para acomodar a participação de professores internacionais, algumas aulas também poderão ser realizadas excepcionalmente aos sábados, das 14h às 16h. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos, oferecendo maior flexibilidade e acesso ao conteúdo a qualquer momento.
Para ingressar neste curso de pós-graduação, é necessário possuir diploma de graduação ou estar em fase de conclusão do curso superior.
As atividades avaliativas são realizadas exclusivamente no Módulo Transverso (MT). Essas atividades são desenvolvidas, em sua maior parte, durante o horário de aula, que ocorre de forma online e ao vivo. Essa abordagem permite que os alunos apliquem os conteúdos em tempo real, com o suporte dos professores e colegas.
O ponto de partida para o trabalho prático do MBA é a seguinte provocação: “Que problema você identifica na cidade e gostaria de resolver, tornando-a responsiva?”. A partir dessa reflexão, os alunos, organizados em grupos, definem o foco de seus projetos, que podem se traduzir em modelos de negócios para produtos ou serviços, hipóteses de gestão urbana responsiva, entre outras possibilidades.
A estrutura do curso é composta por quatro módulos principais (M1, M2, M3 e M4), atravessando os módulos está o Módulo Transverso (MT). Esse módulo transversal tem a função de articular as diferentes abordagens estudadas, orientando o desenvolvimento de um trabalho prático-teórico ao final de cada módulo.
Ao término do curso, o Módulo Transverso (MT) propõe aos alunos a compilação dos quatro trabalhos realizados ao longo dos módulos em um único documento, que dará forma ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A dinâmica de trabalho se organiza em duas fases: a maior parte do desenvolvimento acontece de forma coletiva, em grupos, ao longo do curso. No entanto, ao final, os alunos passam por uma etapa de trabalho individual, consolidando e refinando suas contribuições para o TCC final.
O acesso ao curso é individual e intransferível.
Caso você tenha interesse em matrícula para grupo de alunos, entre em contato conosco.
Sim, você pode se matricular. Nesse caso, será necessário encaminhar o atestado de defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como comprovante de que está em vias de concluir a graduação.

